sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Moda e Maquiagem no escritório - Entrevista de emprego

E aii gente..
Voltei!

 Uma breve visita na realidade, afinal de contas eu tô mais visitante do que "sócia" desse blog não é? rsrs. Tá ficando difícil tirar tempo para sentar e escrever sobre qualquer coisa. Eu tenho muitas idéias mas pouco tempo para me sentar no pc em casa e escrever. Vou procurar fazer mais posts que sejam aleatórios (fora do mundo dos esmaltes e da maquiagem). Algumas coisas são muito interessantes e devem ser faladas também. Mas o post de agora e o próximo são sobre o assunto beleza...porém fora das ruas, passarelas e boates. Vamos para dentro dos nossos locais de trabalho.

   Para quem não sabe, eu trabalhava em uma empresa e era responsável pelo setor de RH, ou seja, eu fazia as análises de currículos, as entrevistas, o acompanhamento das primeiras semanas e quando necessário as entrevistas de desligamento, mas o que interessa mesmo aqui são as bizarrices que eu encontrava: as fotos dos currículos, os emails adolescentes e sem noção pelos quais me mandam os currículos e as "criaturas" que aparecem nas entrevistas e o que o pessoal veste no dia a dia. Galera, eu compreendo que vocês já viram posts assim em vários blogs, mas quantos deles foram escritos por quem vive aquela coisa diariamente e está realmente avaliando? Vamos lá... Eu precisava falar sobre isso, pois estava ficando cada vez mais incomodada com o que eu via.

 Em primeiro lugar (enviando o Curriculo): seu e-mail adolescente que tem seu apelido ou um nome de um personagem de desenho japonês, não deve nunca ser usado, em hipótese alguma, para enviar currículos. Fotos não devem jamais ser de baladas, com decotes grandes e maquiagem de "piriga".  Já recebi fotos que me deram vergonha alheia e vivo recebendo e-mail tipo "danisafadinha@..." (JURO que recebi um desses... ). Sempre que for a uma entrevista é bom levar um currículo com você, mesmo que eles tenham um cv com eles e não peçam, é bom levar. Mostra que você está preparado e caso a pessoa peça que você leve o curriculo quando ela marcar a entrevista com você, aí é que você não pode deixar de levar mesmo.

Segundo lugar (roupa certa para usar): A roupa para entrevista de emprego deve sim ser uma roupa comportada. Nada de saias curtíssimas, nada de roupas apertadas e blusas decotadas, nada de bermudas, chinelo, sandálias velhas e unhas dos pés mal feitas.




Terceiro lugar (chegando no horário): Se a entrevista está marcada para às 15hs é de bom tom chegar por volta de 15 minutos ANTES. Chegar depois, mascando chiclete e não ter uma boa desculpa é corte na certa! Lembrando sempre, leve o currículo com você. Dobre ele e coloque em um envelope caso a sua bolsa seja pequena, mas por favor, cuidado para não deixar ele todo amassado. Isso mostra desleixo e ninguém quer um funcionário que seja desleixado.

Quarto lugar (maquiagem/esmaltes) : Aqui a coisa fica chatinha, pois cada pessoa gosta de um tipo de maquiagem diferente. Eu por exemplo adoro batons escuros, minha boca é muito pequena e tenho os lábios finos, batons nudes fazem a minha boca sumir, mas não é necessário ir parecendo uma palhaça para o primeiro contato com o local aonde você vai trabalhar. Sombras muito brilhantes, cores muito fortes, blush muito marcado, base muito pesada para o horário... Tudo isso influência em como a pessoa vai te olhar, e dependendo desse olhar o emprego não será seu. Tome cuidado nos tons das sombras, na cor do batom, na cobertura da base e em todos os outros detalhes. Não é difícil acertar, use maquiagem bem leve, ficando bem apresentável sem parecer produzida para a balada. Hoje em dia outra preocupação deve ser as unhas... nada de esmaltes descascando, unhas do pé azul enquanto as unhas da mão estão de esmalte vermelho ou rosinha. É preferível milhões de vezes estar com as unhas sem esmalte nenhum do que estar com unhas mal feitas. Sejamos coerentes.




Eu entendo que muita gente pensa que o pessoal do RH faz de sacanagem algumas dessas coisas, mas não é. A gente tem que olhar tudo, se a pessoa não se preocupa com a apresentação dela como ela vai se preocupar com o trabalho? Se ela traz um curriculo amassado, como serão os relatórios, ela vai atender ao cliente de forma adequada? Tudo é avaliado.

E por último mas não menos importante. 
 O comportamento :  Gente, educação e polidez são importantissimos no mundo do trabalho. Nada de interromper o outro que está falando, nada de usar tons de deboche ou grosseiros. Olhar torto para o colega, corrigir alguém... nada disso é bem visto.
Lembrem-se que em pouco tempo vão aparecer diferentes tipos de oportunidades de emprego (com a copa e as olimpiadas sendo no Brasil). A educação em outros países é BEM diferente da daqui, eles exigem muito mais de seus funcionários.


Espero que ajude de alguma forma...
O próximo post será sobre tudo isso quando você já está la dentro... e olha... eu tenho muito o que reclamar  falar.


Beijos

2 comentários:

Ficamos muito felizes quando você comenta, obrigada por deixar sua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...